[Por Ramon Araujo-NPC] O papel da mídia sempre foi fundamental nas lutas de classe travadas pelas trabalhadoras e pelos trabalhadores do mundo. No século XIX e início do século XX, o jornal impresso era o meio de comunicação mais importante. O movimento proletário, percebendo isto rapidamente, tratou de fazer diversos jornais para divulgar suas ideias e propostas, convocando os trabalhadores a se insurgirem contra a miséria e as injustiças que lhes eram impostas. Lenin, em seu texto Por onde começar?, escreve que além de propagandista e agitador coletivo, o jornal operário era um organizador coletivo. Leia aqui o texto completo.