Autor: Luisa Vieira

A mídia alternativa na cobertura da Copa do Mundo

No dia da abertura da Copa do Mundo, as ruas do Centro de Porto Alegre se fantasiaram de junho de 2013. Um ano depois de seu ápice, os protestos organizados pelo Bloco de Luta pelo Transporte Público voltaram a reunir uma grande quantidade de manifestantes – pelo menos duas mil pessoas protestaram contra os desmandos da Fifa no Brasil.

Ao meio-dia militantes de diversas organizações começaram a se reunir em frente à Prefeitura de Porto Alegre. Nesta quinta o foco não era ali, mas a tradição de atos naquele local levou para lá o começo da Copa das Manifestações na capital gaúcha. Com início tímido, o protesto chegou a juntar mais de duas mil pessoas durante a caminhada, que partiu da Prefeitura, circulou pelo Centro e chegou ao Largo Zumbi dos Palmares, também repetindo o trajeto mais comum dos atos chamados pelo Bloco.

Leia mais.

consulte Mais informação

Últimos dias para submissão de trabalhos para o III Simpósio de Comunicação Popular e Comunitária

Até o dia 15 DE JUNHO DE 2014 está aberta a chamada para submissão de trabalhos (resumo expandido) para o III Simpósio de Comunicação Popular e Comunitária. O evento, que é organizado pelo Núcleo de Pesquisa em Comunicação Popular (NCP) acontecerá na Universidade Estadual de Londrina (UEL) no período de 14 a 16 de agosto de 2014, sob o tema “A comunicação popular e comunitária como estratégia para a construção de uma nova hegemonia”.

Estudantes, professores e pesquisadores devem enviar o resumo expandido (texto entre 2.400 a 3.000 caracteres) para o endereço eletrônico ncp@uel.br. A divulgação dos trabalhos selecionados será disponibilizada até o dia 30/06/2014.
Será admitida a inscrição de até dois (02) resumos por autor(a) ou coautor(a).

Os autores que tiverem seus resumos selecionados deverão encaminhar os artigos completos até o dia 31/07/2014 também pelo e-mail ncp@uel.br para que os mesmos sejam publicados nos anais do evento.

Outras informações podem ser obtidas no site do NCP.

consulte Mais informação

Troféu Sindaspi de Fotografia traz o tema Retratos do Contestado

Em 2014, o Sindaspi/SC lança o Troféu Sindaspi de Fotografia com algumas novidades. Neste ano, serão aceitos, além das fotografias, desenhos sobre o tema definido: Retratos do Contestado. Entre várias mudanças, o Troféu Sindaspi de Fotografia e Desenho mantém o intento de despertar o olhar dos apreciadores de imagens (fotos e desenhos) para que possam captar através do tema, tudo aquilo que envolve o dia a dia dos trabalhadores, tudo o que se refere ao coletivo, à solidariedade, à colaboração mútua, estimulando o trabalhador a pensar a união como forma de alcançar um objetivo. Veja aqui!

consulte Mais informação

Latifundiários da mídia, tremei!

[Por Bruno Marioni – Intervozes/Carta Capital] O Rio Grande do Sul sancionou uma nova lei que reserva 20% das verbas publicitárias do Executivo, Legislativo e Judiciário do Estado para as chamadas mídias locais, regionais e comunitárias. A medida redistribui a aplicação do dinheiro público, antes direcionada, prioritariamente, ao oligopólio midiático.

Se a lei já valesse no ano de 2013, por exemplo, no qual foram gastos cerca de R$ 52 milhões com propaganda oficial pelo Executivo Estadual do Rio Grande do Sul, teríamos R$ 10,4 milhões fomentando o desenvolvimento de pequenas iniciativas em terras gaúchas. Embora a proposta não vá além dos limites do que poderíamos considerar um misto contraditório de “intervencionismo” com “liberalismo clássico” (o Estado alimentando a fé de que o fomento da concorrência é a solução para os nossos males), a desconcentração do poder privado é uma ação importante em um setor que, ao longo de toda sua história, foi dominado pelo oligopólio empresarial e pela exploração comercial. Leia mais.

consulte Mais informação

Pin It on Pinterest