No final do ano passado, uma conferência realizada em Montevidéu reuniu entidades sindicais e movimentos sociais de mais de 20 países para discutir a situação da comunicação na América Latina. O encontro foi organizado pela Confederação Sindical de Trabalhadores/as das Américas (CSA), e nele decidiu-se criar uma rede sindical de informação no continente para fortalecer a luta pela democratização dos meios de comunicação e dar visibilidade aos direitos e às lutas dos trabalhadores.

.
O secretário geral da CSA, Víctor Báez, citou exemplos que ilustram a necessidade dessa rede alternativa de informações. Ele lembrou o caso dos 33 mineiros chilenos soterrados, quando os meios de comunicação privados falaram muito mais da ação de resgate sem tratar das causas do desastre: a falta de investimentos em segurança por parte da empresa e a ausência de fiscalização por parte do governo. “A denúncia feita pelo movimento sindical chileno acabou isolada porque não havia uma rede articulada para fazer isso”, avaliou Báez.

Além dele, estiveram presentes representantes da CUT e do Intervozes (Brasil), da Telesur  (Venezuela), da Agência Latinoamericana de Informação (ALAI) e da Fundação Friedrich Ebert, entidade que apoiou o encontro no Uruguai.  Confira o documento final do encontro.
Fonte: ALAI