Conta a história de homens simples que participaram no começo do século XX do maior conflito social do sertão de Santa Catarina: Contestado. O documentário começa no ano de 1911, quando o governo autoriza a ocupação de terras ao redor da ferrovia que corta o estado por uma companhia norte-americana. Os lavradores são desalojados daquelas terras pelos poderosos, ficando sem trabalho e sem comida. A situação se agrava quando milhares de trabalhadores são dispensados da estrada de ferro onde trabalhavam e se juntam num grande movimento de revolta popular com um forte viés religioso.

O filme mostra depoimentos de pessoas que tiveram contato direto com a revolta em Santa Catarina e que ajudam a recontar a história. A revolta, apresentada pela história oficial como mais uma manifestação de “fanatismo”, tinha como principal questão a disputa pela posse da terra. O movimento vai assumindo uma posição mais militarizada e chega a 20 mil revoltosos que só serão derrotados pela intervenção do Exército brasileiro.

Indicações de uso: Um bom documentário para ser exibido em aulas de história e geografia e em movimentos sociais que discutam a questão da terra. Seu cunho histórico, entretanto, não baliza seu vasto potencial de exibição em debates que envolvam a discussão da desigualdade no Brasil.

Direção: Enio Staub; 1985; 55 minutos

Contato: Não localizado