Impressionante documentário sobre a vida e a morte nas favelas do Rio de Janeiro. A partir de uma visão de classe, apresenta a violência policial e a do tráfico como dois lados de uma mesma moeda: a guerra contra os pobres. O vídeo conta com depoimentos de representantes de ONGs e movimentos sociais, aos quais se somam as emocionantes falas de parentes e amigos de vítimas da violência. Violência esta que tem cor, classe e idade, já que a grande maioria de mortos e feridos é formada por jovens, negros e pobres. O cenário do documentário são as próprias ruas e becos dos morros cariocas, onde residem mais de 20% da população da cidade.

O filme desnuda o papel do Estado, presente nessas localidades apenas através da violência policial. Mostra que, com o neoliberalismo, o Estado reduz ainda mais os gastos com educação, saúde, saneamento básico e habitação, entre outras atribuições que deveria exercer. Denuncia o medo e o preconceito difundidos pela mídia em relação aos que moram em favelas, tratados como “classes perigosas”, um estímulo a essa verdadeira barbárie. Consegue ainda politizar a questão da violência e mostra a resistência dos que se opõem a esse massacre, especialmente das mães que perderam seus filhos, pois dá voz àqueles que normalmente são calados.

Sugestão de uso: Entre Muros e Favelas é indicado para qualquer aula de História, Geografia e sobre cidadania, que tenha como tema o Rio de Janeiro e sua história recente e a discussão dos principais problemas sociais do Brasil atual.

Direção: Suzanne Dzeik, Kirstem Wagenschein e Marcio Jerônimo: 2005; 56 min.

Realização: Ak Kraak, A Trever, TV Tagarela

Contato: frentedelutapopular@bol.com.br// npiratininga@uol.com.br