Se o jornal argentino La Nación não pagar a dívida com o Citibank e outros credores, montante que chega a US$ 100 milhões, o banco poderá obter o controle de 58% das ações do grupo La Nación. A informação foi divulgada pelo diário Buenos Aires Económico, que afirma que o periódico teria utilizado as próprias ações como garantia da dívida.
A direção do jornal confirmou ao jornal Folha de S. Paulo que as dívidas, provavelmente contraídas para a construção de um novo parque gráfico, estão em processo de negociação, mas negou que venderá ações para os credores. O diário também se negou a revelar o valor total da dívida. O Buenos Aires Económico disse que os sócios do La Nación têm débitos de pelo menos US$ 146 milhões.
Especula-se que o jornal teria pedido ao governo que evite a perda do controle para o banco, baseando-se no projeto de lei que tramita no Congresso que estabelece participação estrangeira nos veículos de comunicação em até 30%. Segundo analistas ouvidos pela Folha, as dívidas do La Nación foram contraídas em dólar. A desvalorização da moeda argentina prejudicou o jornal. O La Nación também estaria passando por problemas de queda na circulação e no faturamento com anúncios. (Folha de São Paulo)