[Por Gizele Martins e Tatiana Lima/ NPC] Comunicadores da Blogosfera atenderam ao chamado do Centro Barão de Itararé, comparecendo em massa ao 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas. No total, foram 223 inscritos de 19 estados do Brasil. A diversidade e a pluralidade deram o tom do encontro que reuniu no primeiro painel os blogueiros Luis Nassif (Luisnassifonline), Paulo Henrique Amorim (Conversa Fiada) e Debora da Silva (Mães de Maio) no painel Ameaças à internet e os desafios da blogosfera, mediado por Leandro Forte (Brasilia, eu vi) e Rodrigo Vianna (Escrivinhador), no auditório do Sindicato dos Engenheiros em São Paulo. 

O painel foi uma exposição do poder dos blogs na multiplicação de informações e denúncias ocultadas pelo Partido da Grande Imprensa (PIG). Para Rodrigo Vianna, o poder de formação de opinião da chamada Grande Mídia se esvai na velocidade que a rede cresce. Nassif acredita que a censura velada do PIG não possui um ambiente próspero como nas décadas passadas. De acordo com ele a equação é simples. Jornais como o Estadão e Folha de S.Paulo conseguem ainda deter poder sobre a formação da opinião da população que lê a versão impressa dos veículos. Porém, o mesmo não pode se afirmar em relação às versões online. Na rede, a força está com os blogueiros independentes. 

Confira no blog Vozes das Comunidades a cobertura completa do evento.