[Por Claudia Santiago] Já faz tempo desde quando o avistei pela primeira vez. Uns 14 anos, acho. Ele estava no Rio para participar de um encontro dos bancários da Caixa Econômica e me procurou. Queria conversar sobre a comunicação nos sindicatos. Na época, era diretor de Formação do Sindicato dos Bancários de Aracaju.
Do local do encontro, saímos caminhando pela Rua da Glória em direção à Cinelândia onde nos despedimos. Não me lembro do que falei durante o trajeto, mas não me esqueço de que fiquei impressionada com a paixão que aquele homem tinha pela formação sindical.
Poucos dias depois, ele telefonou para convidar o NPC para um curso em Aracaju. Foram muitas viagens àquela cidade. Enquanto estava bem de saúde, era sempre ele quem nos recebia sorrindo no aeroporto. Quando o vimos pela última vez, ele já não nos via. Tinha sofrido uma AVC.
Jaime Norberto, que morreu no dia 16, aos 59 anos, nos deixou como herança muitos queridos amigos sergipanos e uma grande responsabilidade com a formação dos trabalhadores. Ciao, Jaime! Um beijo para você.
Em nota, a CUT/SE assim se despede:
“Jaime foi diretor da CUT/SE e esteve afastado nos últimos quatro anos, após ter sofrido um Acidente Vascular Cerebral. Exerceu com honrosa militância a Secretaria de Formação da entidade, atuou como representante da Central em diversos conselhos, e foi membro efetivo do Conselho Deliberativo da Escola Nordeste de Formação da CUT/ Nordeste.
Jaime faleceu aos 59 anos de idade, deixando esposa e quatro filhos. Além de militante, Jaime era bancário da Caixa Econômica Federal, poeta e foi, por várias gestões, diretor do Sindicato dos Bancários, o qual lhe prestou uma homenagem, colocando seu nome no auditório da entidade, por ocasião da reinauguração ocorrida em 2007.
A CUT/SE está enlutada com a grande perda, mas tem a certeza de que JAIME militou e lutou por uma sociedade justa. A Central presta homenagens e votos de pesar à família.”