No segundo semestre o Núcleo Piratininga está sendo solicitado para públicos e situações bem diferentes dos de costume.
No começo de julho o coordenador do NPC esteve na plenária da FENAFISCO, em São Paulo para falar do tema do seu último livro. Na mesma época foi falar sobre História dos Trabalhadores para os servidores da Universidade do Rio Grande do Sul, numa “atividade de greve”. Todos dias estes grevistas ativos realizam palestras ou atividades formativas para aproveitar da melhor maneira o tempo da sua luta. Dia 25, no Rio, o NPC estará falando sobre os meios de comunicação e a disputa de hegemonia para coordenadores dos Cursos Pré-Vestibulares Comunitários da Educafro. Em setembro o NPC dará curso de Comunicação Sindical para estudantes e professores da Universidade Federal do Amazonas. Agora só faltam dois estados brasileiros para o NPC chegar: Roraima e Amapá.