altair

Presidente da Associação de Moradores da Vila Autódromo,
Altair Guimarães, em reunião na SMH
 

[Por Sheila Jacob] Na segunda-feira, dia 11 de janeiro, cerca de 15 pessoas participaram de uma reunião convocada pela Secretaria Municipal de Habitação do Rio de Janeiro, após a Prefeitura ter anunciado que 119 favelas serão removidas até 2012. Dentre os presentes estavam moradores e lideranças de comunidades ameaçadas, além de representantes da Pastoral das Favelas e da Defensoria Pública. Na ocasião, o secretário de habitação, Jorge Bittar (PT/RJ), prometeu aos presentes interceder junto ao prefeito para manter as suas comunidades intactas, após ouvir a afirmação contundente de todos de que querem permanecer em suas casas.
O motivo alegado para a remoção das favelas seria por estarem em locais de risco de deslizamento ou inundação; em áreas de proteção ambiental; ou então para serem destinadas a investimentos públicos. Bittar esclareceu que a Vila Autódromo, localizada na Barra da Tijuca, será removida por causa dos Jogos Olímpicos de 2016. 
 

Apesar de todas as garantias de que o reassentamento seria feito em localidades próximas, com indenização justa e moradias dignas, os presentes reafirmaram a vontade de permanecer onde estão. “Não acredito que, por causa de um evento esportivo que irá durar 17 dias, milhares de famílias serão removidas. A gente sabe que depois as instalações serão destruídas ou abandonas, isso é tudo para estrangeiro ver. Vocês não percebem que somos seres humanos, e lá construímos nossa história, nossa vida?”, questionou o presidente da Associação de Moradores da Vila Autódromo, Altair Guimarães.


Leia o texto completo em nossa página.