O Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (SEPE) lançou, em março, a cartilha Seu plano é culpar o profissional e sua meta é privatizar a educação!. O objetivo é criar mais um instrumento de informação para combater os incessantes ataques promovidos pelo governo de Sérgio Cabral. De acordo com a apresentação do material, a educação do estado do Rio foi classificada como uma das piores do país na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O governador Cabral, então, resolveu dar início ao Plano de Metas para a Educação, com o objetivo de pôr o Estado entre os cinco melhores do Brasil. Acabou ignorando uma verdade conhecida por todos os profissionais da educação: o governo estadual é responsável pelo descumprimento do direito de todo cidadão a uma educação pública, de qualidade e gratuita.