Filme baseado em depoimentos de representantes da sociedade civil organizada e de movimentos sociais do Brasil e de diversos países da América Latina sobre a Área de Livre Comércio das Américas (Alca). Plínio de Arruda Sampaio, Wladimir Pomar, padre Alfredo, José Gonçalves, César Benjamim, José Maria, João Pedro Stédile, além de professores do Haiti e da Argentina são alguns dos depoentes que explicam o que é a Alca.

Ressaltam o significado de recolonização deste projeto e da inserção subordinada à globalização. Analisam as consequências como o desemprego, as mudanças jurídicas, as dificuldades das pequenas e microempresas e a precarização do trabalho resultante da flexibilização das leis trabalhistas. José Dirceu, James Petras, Saturnino Braga e o argentino Adolfo Perez Esquivel (Prêmio Nobel da Paz) discutem as alternativas à Alca. Por fim, lideranças de movimentos sociais e partidos de esquerda falam sobre o plebiscito sobre a Alca à época em fase de organização e divulgação.

Sugestão de uso: Soberania sim, Alca não é recomendado para aulas de História e Geografia e debates políticos sobre a integração latino-americana e sobre a Área de Livre Comércio da América.

Direção: Rubem Corveto; 2002; 20 min.

Realização: Senge-RJ e Fisenge

Contato: (11) 3341-0201//jubileubrasil@caritasbrasileira.org.br jubileubrasil@terra.com.br//sengerj@sengerj.org.br www.sengerj.org.br //www.fisenge.org.br