Documentário sobre as experiências de organização, produção e comercialização de agricultores familiares do semi-árido brasileiro. O filme mostra diversas experiências bem-sucedidas de trabalho naquela região. O funcionamento das cisternas, que garantem água nos períodos de seca, e a agricultura em um lugar onde a lavoura não é constante, mas, mesmo assim, produz milho, capim e principalmente a palma, para a alimentação dos rebanhos. A produção de queijos e a apicultura são outras experiências bem-sucedidas.

O filme ressalta ainda a preservação do meio ambiente garantida pelos agricultores familiares. Mostra o trato com as sementes, preservadas por gerações, para melhoramento do plantio. A crítica às queimadas e aos agrotóxicos e a defesa da produção orgânica aparecem no filme em depoimento dos próprios agricultores. A comercialização sem atravessadores e a venda direta nas feiras de produtos orgânicos propiciam o aumento dos ganhos dos pequenos produtores. Ressalta ainda que é a troca de experiências e a organização dos trabalhadores que possibilitam todas essas conquistas.

Sugestão de uso: Aulas e debates que discutam a agricultura familiar, a realidade do semi-árido e os problemas da seca no Brasil.

Direção: Nilton Pereira; 20 min.

Realização: TV Viva / ASA

Contato: (81) 3301-5201/comunicacao@cclf.org.br/ asa@asabrasil.org.br