Filme feito pela TVT, sob encomenda do Partido dos Trabalhadores (PT), sobre a viagem empreendida por Lula em 1994 pelo Brasil. Mostra diversas cenas da Caravana da Cidadania, que, de ônibus e de barco, percorreu 30 mil quilômetros e visitou cerca de 600 cidades. Mostra a fome, o desemprego e outros problemas sociais que atingem o povo pobre do interior. Durante todo o filme, Lula apresenta suas impressões e análises sobre a “exclusão social de quase metade da população brasileira”. Diz que deve ser prioridade do Estado acabar com a fome e com o analfabetismo. Para isso é preciso investir intensivamente nos pequenos e médios agricultores e comerciantes.

Diz que a reforma agrária é fundamental. Mostra obras inacabadas e empresas públicas sucateadas, atingidas pela corrupção. Aponta como solução o apoio às cooperativas, aos projetos de irrigação e à organização popular. Diz, por fim, que elevar a confiança, a auto[1]estima e a consciência dessa população excluída é fundamental, e deve ser uma prioridade para o PT, conforme seu aprendizado nesse quase um ano de caravana.

Sugestão de uso: Debates e cursos de formação política que tenham como tema as desigualdades sociais brasileiras e/ou a história do Partido dos Trabalhadores.

Direção: Jordão, Sérgio e Odair; 1994; 23 min.

Realização: TVT

Contato: (11) 4127-7102 / 4127-3922 tvt@glabor.com.br // www.smabc.org.br/hotsites/tvt/tvt.htm