Vídeo de propaganda do programa Fome Zero, do governo federal. Na primeira parte do filme, são apresentadas as ações do projeto piloto do Fome Zero, em Guaribas (PI). Começa com a apresentação da “vitrine” do programa. Em seguida, o filme mostra a distribuição da bolsa[1]alimentação até a construção de casas populares, estradas, projetos de alfabetização e construção de cisternas para captação de água. O objetivo: a inclusão dessas populações “marginalizadas”.

Na segunda parte são apresentados depoimentos de membros de diversas ONGs, de representantes do governo federal e do MST, que explicam que o Fome Zero não é um programa assistencialista. Dizem que mudanças estruturais virão através da reforma agrária, da criação de cooperativas, da expansão do microcrédito solidário, da educação etc. Ressaltam, no entanto, que combater a insegurança alimentar é o primeiro passo para que essas mudanças ocorram e que somente a organização da sociedade, estimulada pelo programa, trará as mudanças necessárias.

Sugestão de uso: Indicado para debates e cursos de formação política, sindicatos, ONGs e grupos interessados no combate à miséria e à fome.

Direção: Marcos Passerini; 2003; 18 min.

Realização: Nosso Chão

Contato: (85) 3257-9804 adital.fomezero@adital.org.br // www.adital.org.br