Documentário didático, acompanhado da cartilha “Guia para os direitos sociais no Rio de Janeiro”. Seu objetivo é formar grupos de reflexão e ação para reivindicar direitos consagrados em lei mas que pouco são conhecidos e menos ainda aplicados. Enfatiza que todos os brasileiros têm direito à educação, saúde, moradia, lazer, segurança e trabalho. Esses são apenas alguns dos direitos reconhecidos no Art. 6 da Constituição Federal Brasileira. Mas será que todos os brasileiros conhecem seus direitos?

O filme é dividido em oito documentários e dá uma idéia do que trata o Art. 6 da Constituição. Deixa claro que o primeiro passo para reivindicar os direitos básicos garantidos na lei é que a maioria dos brasileiros conheça esses direitos. Apresenta entrevistas com advogados e com pessoas engajadas na luta pelos direitos dos cidadãos.

Sugestão de uso: Em escolas, grupos e sindicatos que promovam debates sobre os direitos sociais do cidadão brasileiro e em grupos de estudos sobre a Constituição Federal de 1988.

Produção: Sandra Mayrink Veiga; 2004; 130 min. Dividido em 8 programas de 15 min. Cada.

Realização: FASE

Contato: (21) 2536-7366 artigo6@fase.org.br // sveiga@fase.org.br // www.fase.org.br