“A Lei dos Meios de Comunicação é para todos, os monopólios também”. Esse foi o lema das manifestações promovidas por organizações políticas e sociais da Argentina no final de setembro para exigir que se cumpra a Lei aprovada há um ano pelo Congresso. A nova lei, sancionada em outubro de 2009 pelo Governo Cristina Kirchner, substitui a antiga Lei de Radiodifusão, da época da ditadura militar (1976-1983).
Os meios de comunicação hegemônicos do país, e seus aliados políticos e econômicos, vêm recorrendo aos tribunais e impondo restrições, insistindo que a lei limita a liberdade de imprensa. Por outro lado, milhares de argentinos saíram às ruas da capital Buenos Aires para exigir a plena aplicação da Lei dos Meios, que busca pôr um fim à concentração e à monopolização dos meios.
Nestor Busso, presidente da Federação Argentina de Rádios Comunitárias e membro do Conselho Federal de Radiodifusão, disse que resolveu sair às ruas para mostrar apoio popular à Corte Suprema da Justiça para que se cumpra a lei. Ele também denunciou como os grandes grupos vêm se reunindo com as autoridades da Corte para pressionar o tribunal, se referindo a Héctor Magnetto, diretor executivo do Grupo Clarín.
[Fonte: La Jornada]