Documentário sobre a influência do avanço tecnológico na vida dos trabalhadores. A partir da narrativa de um trabalhador, o vídeo en[1]foca as conseqüências da busca incessante pelo lucro na vida de homens e mulheres. Com o processo de modernização, o número de desempregados cresce, mas isso não é levado em consideração, pois o lucro das empresas também aumenta cada vez mais. Crescimento sem geração de empregos, ocasionado pela substituição de homens por máquinas. No contexto globalizado, muitas empresas não têm condições de competir. O desenvolvimento do país só contempla uma minoria, à custa da maioria.

Após perceber a ameaça de perder seu emprego em razão do processo modernizador, o trabalhador, acompanhado pelo filme, começa a se questionar sobre seu futuro e busca entender o que está acontecendo na sociedade e quais as alternativas. O documentário termina com a mensagem de que o principal problema de todo o processo de modernização da sociedade é que o homem é deixado de lado em troca do lucro. E que o desafio é trazê-lo de volta ao centro.

Sugestão de uso: Pode ser usado em atividades de conscientização da classe trabalhadora. Além de aulas de História e Geografia, mostrando a linha de desenvolvimento das forças produtivas.

Direção: Nanci Barbosa; 1994; 16 min.

Realização: Instituto Cajamar e TVT

Contato: (11) 4127-7102 tvt@glabor.com.br // www.smabc.org.br/hotsites/tvt/tvt.htm