O seminário Pré-conferência de Comunicação em São Paulo reuniu no dia 1º de agosto 277 ativistas ligados a movimentos sociais, entidades de defesa da democratização da comunicação, jornalistas e radialistas. Foram debatidos temas como a revisão dos critérios para as concessões de rádio e TV, a defesa de um controle social sobre a mídia e propagandas e a luta contra a oligopólio midiático. A manutenção da data para a realização da Conferência, agendada para ocorrer entre os dias 01 e 03 de dezembro, em Brasília, foi defendida, assim como a recomposição da verba contingenciada pelo Executivo.
A deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP), titular na vaga da Câmara dos Deputados na comissão organizadora da Conferência, também participou do encontro. Ela criticou duramente os empresários do setor de comunicação por estarem inviabilizando a aprovação do regimento interno. Em entrevista exclusiva a Caros Amigos, a deputada revela: “Desde o início das discussões na comissão organizadora que os empresários vêm tentando inviabilizar o processo. Eles avaliam que estão em desvantagem em relação à sociedade civil e, por isso, querem se retirar da Conferência”.