Alguns empresários e empreendedores de mídia – revistas, jornais, livros, sítios e blogs – resolveram se organizar para lançar uma Associação alternativa de comunicação. A ideia surgiu durante as conferências estaduais de comunicação e ao longo da 1ª Confecom. Para consolidar a proposta, no dia 27/02 foi realizado um seminário, no qual foi criada a Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores de Comunicação (Altercom). Uma Carta de Princípios e o estatuto estão sendo elaborados por uma comissão especial, e deverão ser divulgados em breve.
De acordo com o sociólogo Venício Lima, os objetivos e os compromissos não são os mesmos da mídia comercial. Muito pelo contrário: a entidade está sendo criada por quem não tem seus interesses representados ou defendidos na atuação das associações atualmente existentes. Dentre elas estão a Associação Nacional de Jornais (ANJ), a Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) e a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). O entendimento é que esses grupos têm atuado na defesa dos interesses dos atores dominantes na mídia brasileira. Ou seja: das Organizações Globo, dos grupos Folha, Estado, Abril e seus parceiros.
Leia o artigo completo de Venício Lima em:
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=579JDB001