O bloco carnavalesco Se Benze que Dá, do complexo da Maré (RJ), divulgou uma “Carta Aberta Contra os Muros nas Favelas Cariocas”, chamados de Muro da Vergonha pelos moradores. O bloco é um instrumento de luta cultural e política composto por moradores e amigos do bairro Maré. A carta denuncia que as favelas vêm sofrendo historicamente um forte processo de criminalização, com a recorrente associação desses territórios com a violência, o tráfico, a ilegalidade e a pobreza.
“É sob o disfarce de ‘barreira acústica’ – para a proteção sonora daqueles que moram próximos às principais vias expressas da cidade – que o Estado reafirma o processo de estigmatização e marginalização dos favelados. (…) Nós escrevemos essa carta para denunciar a fronteira que quer separar fisicamente a Maré do resto da cidade. Que os recursos utilizados para a construção do muro e de outras medidas direcionadas à exclusão da população pobre sejam revertidos para a eliminação dos muros sociais, abstratos. Ao invés de muros que separam, dividem, opõem, desejamos a construção de pontes, de elos, que reconheçam a favela como o que ela é: parte da cidade” (trecho do documento).
Além do texto, o bloco produziu um panfleto e um breve documentário que apresenta as demandas dos moradores e suas reações diante da construção dos Muros na Maré.
(Confira na página do grupo: www.blocosebenzequeda.com)