Autor: Luisa Vieira

Cid Benjamin falou sobre Gracias a La Vida na Livraria Antonio Gramsci

Bate-papo sobre Gracias a la vida: memórias de um militante

Em 1964, 50 anos atrás, um golpe militar instalou no país uma terrível ditadura, que duraria até 1985. O regime de violência e repressão teve forte apoio dos Estados Unidos, empresários e setores conservadores da sociedade. Mas também houve aqueles que dedicaram suas vidas a combater essa situação. Naqueles 21 anos, não tão distantes assim, muitos jovens foram perseguidos, presos e torturados pelo Estado brasileiro. Um deles foi Cid Benjamin, que conta essa história em Gracias a la vida: memórias de um militante. Publicado pela José Olympio, o livro foi lançado no final do ano passado e continua rendendo bons papos sobre os casos ali relatados. Nesta última terça-feira (28), o autor esteve na Livraria Antonio Gramsci, no Centro do Rio, para mais uma conversa sobre a obra bastante elogiada pelos presentes. “Esse livro é um balanço feito por alguém que achou que tinha uma experiência para contar e podia refletir sobre isso”, afirmou. | Por Sheila Jacob | Continue lendo.

consulte Mais informação

Homenagem de Latuff ao documentarista Eduardo Coutinho, morto no domingo

O NPC está profundamente triste com a morte do COMPANHEIRO comunicador Eduardo Coutinho. Foi um grande artista-documentarista sim, mas, sobretudo, sempre se preocupou com documentar a vida do povo, dos trabalhadores, dos lutadores sociais. O NPC durante quase 20 anos usou de mil maneiras seu documentário de 1992/93, sobre a vida dos catadores de lixo do enorme lixão de Gramacho, no Rio. Seu filme “BOCA DE LIXO” serviu muito para mostrar uma realidade dos catadores que sempre era esquecida. Seus filmes e documentários eram aulas de formação política para centenas e milhares de militantes ou futuros militantes. Que muitos seguidores, jovens e não jovens, sigam seu exemplo. VIVA EDUARDO!

consulte Mais informação

Programa Faixa Livre passa a ser transmitido pela Rádio Livre

O programa de rádio FAIXA LIVRE É HÁ 20 ANOS referência para militantes do Rio de Janeiro. Ele foi criado em dezembro de 1994 e desde então foi veiculado toda semana, de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h, pela Rádio Bandeirantes AM do Rio. Desde o dia 3 de fevereiro ele está sendo transmitido das 9h às 10h30 pela Rádio Livre 1440 AM. Apresentado pelo economista PAULO PASSARINHO, o programa apresenta uma pauta diária com assuntos variados da atualidade, como política, economia, energia, meio-ambiente, direitos humanos, cultura, comunicação e outros temas. Em cada edição são convidados diversos debatedores para tratar cada um desses temas, gente que normalmente não tem espaço nos veículos tradicionais. O FAIXA LIVRE É UMA INICIATIVA DE DIVERSAS ENTIDADES, COMO ASSOCIAÇÕES E SINDICATOS. Tem o compromisso “com a justiça, com a militância social e com a formação ideológica daqueles que acreditam que um outro Brasil e um outro mundo sejam possíveis”, como está em sua página.
Além de sintonizado por rádio, o programa também pode ser ouvido pela internet, no seguinte endereço: www.programafaixalivre.org.br

consulte Mais informação

Aberta consulta pública para escolha de novos membros do Conselho Curador da EBC

O Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) divulgou, em janeiro, o Edital da Consulta Pública que escolherá cinco novos membros para o colegiado. A seleção buscará garantir a representação de jovens, indígenas e pessoas com deficiência, a equidade de gênero e a reserva de 40% de vagas para negros (as), do total das 15 cadeiras da sociedade civil no órgão. Além disso, o Edital assinala a necessidade de admissão de profissionais das áreas de educação, artes e produção audiovisual, entre outras. O prazo para envio de candidaturas é até o dia 23 de fevereiro. | Continue lendo.

consulte Mais informação

Professores têm reajuste no salário, mas muitos municípios AINDA NÃO PAGAM PISO QUE É LEI

Professores da educação básica terão reajuste de 8,32% do piso salarial em 2014. A informação foi divulgada pelo Ministério da Educação (MEC). O salário dos docentes com jornada diária de oito horas (40 horas semanais), que atualmente está fixado em R$ 1.567, vai ficar em R$ 1.697,39.

O salário já é baixo, mas muitos Estados não pagam sequer o valor do piso legal. Segundo dados divulgados pela Federação dos Trabalhadores em Educação do MATO GROSSO DO SUL (FETEMS) em 2013, 39 dos 79 municípios do Estado não pagavam o valor mínimo aos seus professores. No AMAPÁ, metade dos municípios desrespeita o valor estabelecido em lei. E, no PARANÁ metade dos municípios também não paga. E MATO GROSSO? E SERGIPE? E no seu Estado, quantas cidades pagam?

consulte Mais informação

Pin It on Pinterest