“Queridos companheiros,
segue relato sobre os momentos que passei junto ao 5º Congresso do MST, em Brasília.
Havia quase 18 mil participantes no Congresso. Algo de raro na atualidade, em que encontros tendem a ser de delegados – representantes. Não havia votações, nem deliberações para além da Carta que foi elaborada pelo Congresso e já divulgada. A carta foi debatida por todas as delegações no trajeto para o evento que, em alguns casos, foi bastante longo, pois todos seguiram para Brasília de ônibus. Depois foi sistematizada foi relida e, finalmente, aprovada pelo conjunto do movimento.”
Leon Diniz e Virgínia Fontes, colaboradores do NPC, participaram do Congresso do MST.
(Clique aqui para ler o relato da historiadora Virgínia Fontes)