DO NPC
.
– Jornal Vozes das Comunidades
O jornal Vozes das Comunidades é fruto dos Cursos de Comunicação Comunitária ministrados pelo NPC desde 2003. As publicações foram produzidas pelos próprios alunos, desde a elaboração da pauta passando pela apuração e produção de textos. Os alunos são normalmente lideranças de comunidades e movimentos populares; estudantes de comunicação moradores de favelas; e estudantes e jornalistas ligados aos movimentos sociais.
Clique e confira a versão online de alguns números do Jornal Vozes das Comunidades.
– O Cabistão – Jornal do Curso de Arraial do Cabo
O Cabistão é um jornal que surgiu durante as aulas de comunicação comunitária promovidos pelo NPC em Arraial do Cabo, por meio do Projeto Ressurgência. Os assuntos, os textos e as fotos são produções dos próprios alunos. Inclusive o nome, O Cabistão, foi aprovado por eles em uma votação, na qual outros cinco nomes concorreram.
O curso de Comunicação Comunitária nasceu para gerar mobilização, debate, e, sobretudo, divulgação do pensamento e da realidade da cidade de Arraial. Nasceu também para ser um espaço de troca de idéias sobre o meio-ambiente da cidade, e sobre como gerenciar com qualidade nossa Reserva Extrativista Marinha. Hoje, já são 6 números lançados.
..
JORNAIS PARA SINDICATOS
.
– Jornal Fala STIU-DF
O Sindicato dos Urbanitários do Distrito Federal (STIU-DF) lançou, em agosto de 2012, o jornal mensal Fala-STIU, feito em parceria com o NPC. O objetivo é ser um espaço regular de discussão dos problemas dos trabalhadores do setor elétrico e das medidas que têm impacto no restante da sociedade também. Além do jornal, o sindicato ampliou as iniciativas de comunicação após um curso ministrado pelos coordenadores do NPC, Vito Giannotti e Claudia Santiago, à diretoria do sindicato.
Confira as edições produzidas em parceria com a equipe do NPC!
# Fala STIU – Setembro de 2012
– Jornal do SindCT
Em início de 2011, o Sindicato dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia do Vale do Paraíba (SindCT) lançou, em parceria com o NPC, o seu jornal mensal. Ao longo de suas edições a publicação aborda diversos temas de interesse dos trabalhadores de ciência e tecnologia, dos moradores da região e da sociedade em geral – além de dicas culturais. Acesse o site
Confira a versão online de alguns números do jornal do SindCT!
# Jornal do SindCT – nº 01 / Fevereiro – 2011
# Jornal do SindCT – nº 02 / Abril – 2011
# Jornal do SindCT – nº 03 / Maio – 2011
# Jornal do SindCT – nº 04 / Junho – 2011
# Jornal do SindCT – nº 05 / Julho – 2011
# Jornal do SindCT – nº 06 / Agosto – 2011
# Jornal do SindCT – nº 07 / Agosto – 2011 (Edição Especial)
# Jornal do SindCT – nº 08 / Setembro – 2011
# Jornal do SindCT – nº 09 / Novembro – 2011
# Jornal do SindCT – nº 10 / Dezembro – 2011
# Jornal do SindCT – nº 11 / Fevereiro – 2012
# Jornal do SindCT – nº 12 / Março – 2012
# Jornal do SindCT – nº 13 / Abril – 2012
# Jornal do SindCT – nº 14 / Maio – 2012
# Jornal do SindCT – nº 15 / Junho – 2012
– Jornal Fala Feteerj
O VIII Congresso da Feteerj decidiu que, para consolidar a política definida nos congressos anteriores de deixar de atuar como um grande sindicato e passar a formular políticas gerais para a categoria, a Feteerj precisaria fazer um forte investimento em comunicação. Alguns passos foram dados. Para começar a pensar sobre a sua comunicação, a Federação realizou em 02.06.2007 o seminário “Comunicação e Disputa de Hegemonia na Sociedade”, com o Núcleo Piratininga de Comunicação. Um mês depois, em 13.07.2007, nascia o boletim eletrônico da Feteerj, o Fala Feteerj. Foi o primeiro passo. Logo em seguida, a Feteerj lança o primeiro número do seu jornal, o Fala Feteerj.
Confira a versão online do Jornal Fala Feteerj!
# Jornal Fala Feteerj – nº 09 / Dezembro – 2009
# Jornal Fala Feteerj – nº 10 / Março – 2010
# Jornal Fala Feteerj – nº 13 / Outubro – 2010
# Jornal Fala Feteerj – nº 14 / Março – 2011
# Jornal Fala Feteerj – 25 anos na luta pela Educação e pelos Educadores
JORNAL PARA MOVIMENTOS SOCIAIS
.
– Jornal REPÓRTER DA TERRA
O Núcleo Piratininga de Comunicação lançou em janeiro de 2005 o jornal REPÓRTER DA TERRA, que ocupará o espaço vazio da falta de informações sobre o resultados concretos das transformações sociais no Brasil. Seus primeiros números serão dedicados à Reforma Agrária. Em parceria com o CERIS, MST e INCRA, o NPC estabeleceu uma rede de 40 repórteres em 23 estados brasileiros. Esses repórteres estão visitando acampamentos e assentamentos, registrando os fatos marcantes da vida dos trabalhadores rurais que estão participando de cursos, seminários e das mais diversas atividades de formação. Organizados, lutam por dignidade, assistência técnica e por um pedaço de terra para nela viver e produzir.
As reportagens vão revelando o lado humano e belo da vida desses trabalhadores rurais. São Marias, Josés, Severinas, Chicos, Anas, Kellis, Mários e tantos outros que saem da invisibilidade e nos mostram como é viver nos assentamentos de Reforma Agrária. O estilo do Jornal põe os fatos e a vida em primeiro plano e inaugura uma nova linha editorial para os jornais de esquerda no Brasil. Para o REPÓRTER DA TERRA as transformações sociais já estão acontecendo. É uma revolução silenciosa e definitiva. O desafio é apresentar à sociedade os seus resultados e sua concretude e, ainda, mostrar a importância de cuidar desses filhos e filhas que são ameaçados pelos atuais faraós e Herodes.
Não se trata de fugir nem tão pouco se esconder. Para o REPÓRTER DA TERRA é hora de visibilizar a vida, alimentar a esperança, indicar caminhos e fazer reverter projetos jornalísticos que desvirtuam a notícia, como se o povo só gostasse de ver sangue, miséria e corrupção. A estética, o bom gosto e a alegria de viver do povo brasileiro são presenteados com um Jornal à sua imagem e semelhança. A edição do REPÓRTER DA TERRA será mensal com uma tiragem de 10.000 exemplares. Conheça-o e forme sua própria opinião. Ele está disponível em formato PDF.
(Texto de Isaias Bezerra de Araújo, Coord. Técnico do CERIS e Co-editor do REPÓRTER DA TERRA).
Para visualizar o Jornal REPÓRTER DA TERRA, clique aqui abaixo:
# Repórter da Terra – Nº1 / Ano 1 (Jan/2005)
# Repórter da Terra – Nº2 / Ano 1 (Mar/2005)
# Repórter da Terra – Nº3 / Ano 1 (Set/2005)